O valor de uma boa experiência de Cliente

Inês Menano

Inês Menano

Operations and Customer Experience Specialist

Uma boa experiência de Cliente tem um impacto directo no potencial de crescimento das organizações. Proporcionar uma boa experiência pode significar diferentes efeitos, e para que as organizações sejam bem-sucedidas nesta missão, é fundamental conhecer o Cliente, as suas necessidades e expectativas. Neste artigo, falamos-lhe do valor inestimável de uma boa experiência do cliente e como esta pode impulsionar o sucesso do negócio.

Afinal, o que é a Experiência do Cliente?

A experiência do cliente refere-se à percepção global que um cliente tem ao interagir com uma empresa ao longo de toda a sua jornada, desde o primeiro contato até ao pós-venda. Envolve todos os pontos de contacto, incluindo o atendimento ao cliente, o processo de compra, o uso do produto ou serviço e o todo o apoio ao cliente após a compra. 

Cada vez mais ouvimos falar sobre a importância de uma boa experiência do Cliente, que este é o foco das organizações, independentemente da natureza do seu negócio.

E porquê? Qual a sua importância? Se reflectirmos sobre o nosso comportamento enquanto Clientes de diferentes produtos e serviços, rapidamente apuramos um facto: a expectativa enquanto Cliente é transversal ao tipo de produto ou serviço, ao sector e à geografia. Se num determinado momento vivenciamos uma boa experiência, a expectativa quanto a experiências futuras é influenciada com base neste momento. Assim, é inevitável uma comparação entre experiências independentemente do produto ou serviço. Usando um exemplo prático, a expectativa relativamente à experiência de usar um serviço de táxi por aplicação no Dubai – e.g., Yango ou Uber – é igual à expectativa de usar o mesmo serviço em Luanda, Lisboa ou Nova Iorque.

A Experiência do Cliente no centro da Estratégia

É neste contexto que tantas organizações passaram a olhar para a experiência do Cliente como o centro da sua estratégia, base da criação e desenvolvimento de produtos/serviços e estímulo para a excelência operacional. Uma boa experiência de cliente pode valer tanto ou mais que um produto superior ou que um processo eficiente – um bom serviço digital pode ser uma factor decisivo para a escolha do banco preferencial para as transacções quotidianas.

A expectativa do Cliente alinhada com o posicionamento da marca

Apesar da expectativa do Cliente ser transversal a um conjunto de características, ainda assim existe um alinhamento de expectativa de acordo com a marca e o seu posicionamento. A título de exemplo, não esperamos que a experiência da condução de um Ferrari seja igual à de um Peugeot, no entanto, esperamos que esta experiência esteja em linha com a de condução de um carro de outra marca topo de gama. Entendemos então, que as marcas, de acordo com a sua proposta de valor, podem ser categorizadas de acordo com a sua penetração de mercado e com base na sua capacidade de criar diferentes tipos de experiências.

 

Um estudo elaborado pela Harvard Business Review sobre a experiência de Cliente, identificou 4 categorias de marcas com base
i)
na penetração de mercado (marcas para massas vs. nichos),
e
ii) na capacidade para criar uma experiência memorável ou uma experiência sem atrito.
As marcas boutique são aquelas que criam experiências memoráveis e que sendo tipicamente marcas exclusivas, têm baixa penetração de mercado. Já as Mass-Market, são marcas que não ambicionam criar uma experiência memorável, mas sim uma experiência sem atrito, e estas, tipicamente têm maior penetração de mercado.

Método - Management Consulting

Num momento de decisão sobre qual a melhor estratégia a adoptar, as organizações devem ter claro o posicionamento pretendido e a proposta de valor, para proporcionar a experiência de cliente que constrói a percepção de marca no mercado.

5 passos para melhorar a experiência do Cliente:

  • Definir o posicionamento pretendido e a proposta de valor
  • Conhecer o seu Cliente
  • Mapear a jornada do Cliente
  • Personalizar a experiência
  • Recolher e integrar feedback

 

Não existe uma fórmula única para proporcionar uma boa experiência de Cliente, mas existe a que melhor se adequa a cada organização e a que mais contribui de forma contínua para o seu crescimento.

Na Método, contamos com uma equipa com competências e capacidade para ajudá-lo a implementar uma abordagem Customer Centric assente nos princípios de Service Design. Preconizamos uma forma de trabalho com partilha de conhecimento e capacitação das equipas internas de modo a promover a transição de um modelo focado em “doing customer centric” para “being customer centric”.

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